segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

:.Lugares.:


Machupicchu

Depois de passar por Tiwanaku, Cuzco, Pisac e Ollataytambo e com uma visão mais pragmática... eu poderia dizer:

- Ok... mais uma ruína!

Parte de mim, pensou:

- Mais uma ruína... e que ruínas... Uma cidade inteira de ruínas!

Mas na boa! Eu sempre fui fissurado pela história pré-colombiana e sobretudo pela parte da história não explicada. Sempre fui muito crítico em relação a essa parte sem explicação lógica e quizás coerente.

Quando digo isso, é sempre buscando teorias que mostrem como, por exemplo, uma cidade inteira foi construída no alto de um morro que ainda hoje possui uma estrada precária, sinuosa e sem estrutura sequer para levar turistas de forma tranquila!

Aprendi em Machupicchu - ou Mapi para os locais - que minha sede em encontrar uma explicação lógica ou coerente para as histórias, derrubando teorias estapafúrdias e inexoráveis, está, exatamente em descobrir que existem sim, coisas que não têm explicação! Ou que os - mais ou menos - 10% de nossa capacidade cerebral pode entender como racional!

Machupicchu, como diz o nosso guia, é a cereja do bolo! E eu me senti o cara quando cheguei lá! Não somente por dar cabo a um de meus sonhos! Não só por tirar Machupicchu de minhas pendências em vida! Mas sim por sentir toda aquela energia doida que a cidade transmite!

É realmente algo inexplicável! Até agora não encontrei uma palavra adequada que descreva a minha sensação quando olhei toda Machupicchu, quando dei uma panorâmica por aquelas ruínas todas! É de verdade mágico! Você olha e vê muita coisa e sente muita coisa e vive muita coisa! São vidas que passam, sentimentos, experiências! E algo de muito bom toma conta de ti! É alívio, alegria, felicidade, completude. É a real sensação de ver o mundo com olhos que não os seus! Ou sei lá, que são seus também!

E transcende tudo aquilo que podemos racionalizar! Nenhuma foto é capaz de transmitir isso tudo que descrevi! E parafraseando o slogan do Uruguay! Machupicchu, tenés que vivirlo! Só estando lá para sacar essa doideira toda que transformei em meras palavras!

Ps.: Não... eu não tomei chá de fita e nem de cogumelo! Nem participei de rituais tipo Santo Daime! Passei por tudo isso ileso! Ok, masquei a folha e tomei o chá de coca! Mas isso não dá barato e se deu eu não senti nada! Aliás, eu para sentir algo com esse tipo de estímulo, sou péssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário